- Ainda não.
- Por que não?
- Não tive tempo.
- Mas você está a uns três meses dizendo que sente dores do lado direito, por que não vai ver logo isso!?
- Esta semana não dá. É final de mês e a empresa tem que fechar o balancete. Como é que eu vou largar o meu setor nas mãos dos meus funcionários?
- Tudo bem, mas não deixe de marcar para a próxima semana.
No início da semana seguinte, a esposa, preocupada, perguntou novamente: - Osvaldo, você marcou a consulta pra esta semana?
Osvaldo respondeu: - Amor, eu bem que tentei, mas o único dia da semana mais tranquilo na empresa, é quarta-feira, mas... acontece que nessa quarta... ela não lhe deu nem tempo de terminar o que ia dizer. Antes que ele desse uma desculpa esfarrapada qualquer, esbravejou, já perdendo a paciência: - e daí? então marca essa consulta logo!
Ele, sentindo a pressão da mulher, botou a bola no chão e justificou: - mas amorzinho, quarta-feira é dia de Fla-Flu... pra quem já esperou três meses, uma semana a mais não vai fazer diferença. Eu prometo que na quarta-feira que vem, irei marcar a consulta.
- Marcar a consulta, não senhor! você vai ser consultado. Agora sou eu quem vai marcar.
Na quarta-feira da semana seguinte, a mulher de Osvaldo ligou pra ele, por volta do meio dia , e deu-lhe a seguinte instrução: Põe tudo na gaveta, e vem embora. Sua consulta está marcada para às 5 horas da tarde.
- Mas, meu bem, eu...
- Não se preocupe, eu já conversei com seu chefe. Tá tudo certo.
Osvaldo não teve mais argumento e, às cinco, lá estava ele sentado na sala de espera, folheando uma revista Caras.
Depois de uns 40 minutos de atraso, chegou sua vez de ser atendido. O doutor o recebeu e começou a lhe fazer perguntas para o preenchimento da ficha:
- Nome: - Osvaldo Ribeiro.
- Idade: - 50 anos.
- Altura: 1,75 cm.
- Peso: - mais ou menos uns 87 quilos.
- Muito bem, seu Osvaldo, o que o traz aqui?
- doutor, eu venho sentindo umas dores, aqui, do lado direito, logo abaixo das costelas.
- há quanto tempo?
- há mais ou menos uns três meses.
- Você bebe?
- Bem, doutor, com esse calor carioca, não há quem resista uma cervejinha bem gelada.
- fuma?
-...sim
- Há quanto tempo?
- Ah, desde adolescente
- com que frequência?
- uma carteira por dia.
- Antes de qualquer procedimento, seu Osvaldo, vou lhe pedir uma Tomografia Computadorizada. Aproveita que já está aqui, vá ao quinto andar e faça o exame. Vou deixar sua próxima consulta marcada para quarta-feira que vem, neste mesmo horário. Você já me traz o resultado do exame, eles entregam com cinco dias úteis.
Na quarta seguinte, meia hora antes, Osvaldo já se encontrava na sala de espera, com o resultado na mão, aguardando sua vez.
A secretária manda-o entrar. O médico o recebe e pede pelo exame. Olha primeiro as radiografias, depois o laudo do exame. torna a olhar... passa a mão no queixo...aquele silêncio infindável...
Bem, seu Osvaldo, o resultado não é muito bom. O Sr. deixou passar um tempo razoável para se consultar. O exame mostrou um nódulo de 5 cm de diâmetro, no seu fígado. Mas não se deixe abalar por isso.. Esses tumores nem sempre são malignos.
Vou encaminhá-lo a um bom oncologista.
...Nesse momento, Osvaldo pensou na morte como um fato.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO. SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.